quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Reunião do território do alto sertão 27/01/2011


Pequeno relato.
A reunião do território iniciou com a leitura da carta do coletivo da juventude, que tinha como assunto a importância de um campus da UFS no alto sertão sergipano, lida pelo companheiro Fabio Andrey ( coordenador da mesa).
A partir daí começaram-se a discussão da importância de uma educação superior publica de qualidade no sertão. E da luta que já estava lançada desde 2006 para que esse feito acontecesse.
Umas das integrantes da mesa era a nossa deputada estadual professora Ana Lucia que deixa claro o seu interesse e compromisso nesta causa, no entanto a mesma resulta que antes de pensar em uma educação superior de qualidade, devemos refletir sobre a educação básica, que por ventura passa por dificuldades, pois só com uma educação básica de qualidade os estudantes irão conseguir ingressar na universidade publica.
Para falar no assunto (UFS no alto sertão) não poderia faltar alem de uma representante do legislativo, um representante da Universidade Federal de Sergipe, desta forma o pro-reitor da UFS se fez presente neste evento, onde pode esclarecer duvidas e se colocar em uma posição. Em sua fala o professor pro- reitor Rui Belém deixou claro a sua intenção  na  implantação de  um campus da USF no alto sertão  sergipano. O mesmo depois de relatar o inicio de sua luta junto com alguns companheiros nesta proposta, diz que a causa principal desta luta ainda não ter sido concretizada é a falta de força política da região e da escassa mobilização da população. O professor finaliza sua fala, muito aplaudida por sinal, dizendo: “É necessária mobilização política”
A reunião seguiu com alguns questionamentos da plenária, e como não poderia faltar o coletivo se pôs a disposição no que se diz respeito ao entrave desta luta.
Encaminhamentos sobre essa pauta:
Ø  Audiência com o poder legislativo, o governo estadual e o MEC a respeito deste assunto, com a ajuda da deputada Ana Lucia.
Ø  Mobilização do coletivo da juventude e SITESE, para divulgação do projeto aos professores e estudantes da região.
Ø  Entre outras.
Por fim fica a decisão unânime de que uma das propostas do território no ano de 2011 será  a implantação do campus da  UFS  no sertão.
                                                         NÃO VOU SAIR DO CAMPO PRA PODER IR PRA ESCOLA EDUCAÇÃO DO CAMPO É DIREITO E NÃO ESMOLA”

Nenhum comentário:

Postar um comentário