sábado, 16 de julho de 2011

Paródias que serão cantadas no dia da marcha, 11 de agosto

COLETIVO DE JUVENTUDE DO ALTO SERTÃO: LUTANDO PELA UFS NO SERTÃO
Paródias e músicas populares:

1-AGORA EU JÁ SEI- Ivete Sangalo
(Reflexão - Cláudia)                   Juventude sertaneja, a UFS nunca chegou, Dilma e Deda, quero um dia, nosso Sertão tem valor.
Ele ficou de fora, a nossa vitória, vai acontecer, quanta desigualdade, mas a realidade, é preciso saber.

Eu já reparei,
Por que tanta corrupção
Que acaba a educação,
A cidadania do nosso país

Eu já reparei,
Que o pobre nunca tem vez
A elite manda eu sei, eu não sei meu Deus, pra que serve a lei, diga pra mim

Juventude sertaneja...

Eu já reparei,
Que pra uns é só exclusão,
Desrrespeito e opressão
Como a nação, vai sobreviver

Eu já reparei,
Nosso dinheiro foi pra o mensalão,
Que Injustiça a essa nação
Dessas máfias que, vão chegar ao fim

Educação é um direito do povão
Cidadania estrutura a nação

2.  XOTE DAS MENINAS
(Xote da educação- Nega)
Educação porque tu ta desse jeito?
Sem qualidade onde é que vai parar! O nosso povo não merece desrespeito, isso é uma vergonha o Brasil tem que acordar, nosso governo tome logo providencia Educação de qualidade para o povo estudar.
Refrão – Que nós só quer, precisa estudar Educação é direito popular
Universidade para o povo sertanejo, foi desviada esse era o planejado, politicagem é o nome desse ato, pois a corda arrebenta para o lado do mais fraco. Ô seu doutor o sertanejo tem direito foi um tempo que passou aquele voto de cabresto.

3- SABIÁ (Lembranças- Nega)
Ô Déda você lembra Sim, sim , sim
Quando você se apossou sim, sim, sim
Fez um pedido a todo povo que puxasse sua orelha se o caminho desviar.
Pois a você agora digo Só lembrar
Que o caminho tu errou Só acertar
Que em terra sertaneja. Só lembrar
Pedindo voto tu passou.
Não mate um sonho (Ô Deda)
Vamos se somar (Ô Deda)
Trazendo universidade (Ô Deda)
Presencial neste lugar
Ô Deda a a a

4- VIDA DO VIAJANTE
(Vida do estudante- Nega)
Minha vida é estudar, por esse pais
Pra ver se um dia me formo feliz
Trazendo recordações de estudos maus que já passei, passando dificuldade, que na verdade o rico não tem.
REf. Chuva, sol
Inverno e verão
O tempo passa e ninguém faz nada pelo sertão
Lauê, lauê, lauê lauê, lauê (2)
Organizados reivindicando
Dilma, Deda, Ministro de educação
Esse é um direito, tem que valer para o cidadão.

5- XOTE ECOLÓGICO
(Xote do gato- Cláudia)                          Meu povo vem gritar, não pode mais parar, a UFS no Sertão é direito popular A sua implantação, precisa sair já, Educação da boa tá difícil de encontrar.
-Cadê a UFS do Sertão? (o gato comeu)
-Traga logo para cá (o gato comeu)
- Dilma e Deda onde que tá? o gato com)
O povo sertanejo tem direito é lei.

6- MORENA TROPICANA
(Cultura bacana- Cláudia) 
A Universidade ajuda no futuro
Ô seu Doutor venha implantar já!
Deixa minha terra pra sair pro mundo
Sem ter dinheiro pra me hospedar
Ai que agonia, sair pra Aracaju
Pra Salvador, pra Recife ou para o Sul
Neste sertão a cultura é bacana
Gente humilde e humana
Vamos reivindicar (2x)

Educação no campo eu quero sim Senhor io,iô, io,iô
Ensino de qualidade cuide logo seu doutor iô, iô, iô,îô ô     

7- FESTA NO GUETO (Força Popular- Nega)
11 de agosto
Vamos sair pra gritar
Universidade no sertão
É um direito popular (2x)
Um sonho que se prolonga
Juntos vamos conquistar
Juntando campo e cidade
E a força popular.
REFRÃO: Já gritou,(3x)
O pólo da UFS implantar
E de qualidade o ensino será (2x)
E não esquecendo é presencial
É nosso direito fazê-lo real (2x)
Lá, lá, lá, lá (2x)
8- SABÃO CRA, CRA  
(Nossa luta- Nega)
Vamos lutar, vamos lutar
Unidos gritando para implantar
Vamos com fé, vamos com fé
O pólo da UFS no sertão nois quer
Vai abranger, vai abranger
O povo sertanejo, não precisa sair
Vai ser melhor, vai ser melhor
Sem perder a cultura e não ficar só
Vai ser uma luz, vai ser uma luz, junto ao povo sertanejo que o futuro produz

9- SAMARINA: Édson Gomes.
(Lutar pra melhorar- Nega)
Você já pensou (bis)
Em nossa situação
Imagine só (bis)
Como deve está a educação!
Por que não vê (bis)
A nossa dificuldade
De se deslocar (bis)
Para uma universidade
Refrão : ô,ô,ô lutar pra melhorar (bis)
Essa é uma questão (bis)
Pois tem dado preocupação
Que estão levando (bis)
Nossas raízes vão matando
Governantes ô governantes
Se acordem por favor
Governantes (ô governantes)
Cadê o homem que gente votou
Refrão : ô;ô;ô;ô lutar pra melhorar (bis)   

10 REGUEI  NAI Édson (Indignação-Nega)
Há muito tempo, queria dizer,
Que governantes, como vocês
O povo votou, e ganhou
Arrependido depois ficou,
E o tormento não melhorou
Da educação não lembrou
E da saúde piorou
Nossos direitos abafou
Ninguém espere, a burguesia
Vamos à luta, vamos lutar
Ô vamos gritar, Educação  u ô,ô,ô,ô
Ô educação, (êa) educação u, ô,ô ô, ô

11- ME ESQUEÇA: Aviões (Bom senso- Cláudia)

Ahhh, a Universidade agora sai
Ahh, usar o bom senso é bom de mais

Na eleição que passou, todo mundo votou, nosso sonho ninguém realizou
É doído eu sei, a elite é quem faz
O Sertão quer a sua vez
Eu só quero paz, traz a UFS traz
Nosso sertão vai vencer (2x)
O povo é capaz, não iluda mais
Dessa vez é pra valer (2x)


12- NÃO SEI PQ VOCÊ ME DISSE ADEUS: Painel de Controle: (Potencial Sertanejo- Cláudia)

Ó SERTÃO COMO É DOÍDO, EU NUNCA PENSEI
TANTA DIFICULDADE COM O POVO SEU
TENTEM ENTENDER
TODO CIDADÃO TEM DIREITO É LEI.
Há quanto tempo é para implantar
Universidade onde o progresso está
O IDH / Pode crer que vai mudar

A gente é forte pode vir confirmar
11 de agosto vamos todos marchar
Reivindicando / Uma UFS para cá
Ó SERTÃO COMO É DOÍDO...

A terra é boa para se pesquisar
Rio São Francisco por aqui vem banhar
Há muitas coisas, para a gente desfrutar

Pois no sertão você vai encontrar
Milho e feijão que vêm predominar
E a pecuária / Ta em primeiro lugar
Ó SERTÃO COMO É DOÍDO...

O nosso povo que se organizou
Nos movimentos sociais se engajou
E a cultura! / É diversa e tem valor

To me lembrando eu vou lhe falar
De Lampião que aqui veio morar
Grota do Angico / Era lá o seu lugar.
Ó SERTÃO COMO É DOÍDO...

Tem quilombolas e grupos culturais
Colegiado atuante e capaz
Tem coletivos / de Juventude e muito mais

Essa história que você escutou

Fique sabendo ela só começou                                     

Viva o Sertão / E o seu povo lutador
Ó SERTÃO COMO É DOÍDO...

13- Trem das Onze: (Traz a UFS- Mião)
Traz, traz, traz, traz, traz, traz,
Vê se traz logo a UFS (3x)
Não posso ficar, nem mais um minuto a esperar, sinto muito doutor, você pode crer, moro aqui no Sertão, não podemos perder pra mais ninguém, a UFS vai ter que vir agora, não podemos esperar pra manhã. E além disso doutor, tem outra coisa, não vou descansar enquanto a UFS não chegar. Somos uma juventude, só queremos a universidade pra estudar.
Traz, Traz, traz, traz, traz, traz...

14- MAMÃE EU QUERO: Marchinha- Mião
Ô Dilma eu quero, ô Dilma eu quero, ô Dilma eu quero estudar.
Na universidade, na universidade, na universidade que é pra nois se formar. 2x
Essa luta é de todo meu povão, que levanta a bandeira da UFS no Sertão, já chamei a Ana e também a Mariana, queremos todo o Sertão nessa caravana.
15- PENEIREI FUBÁ:
Peneirei fubá e o fubá subiu, tornei peneirar e o fubá caiu (2x)
Ô Sertão você não tem aqui nesse lugar quem te queira bem (2x)
Eu tenho eu tenho sim, eu tenho JESUS que gosta de mim (2X)
Peneirei fubá e o fubá subiu...

Ô Sertão você não tem aqui nesse lugar quem te queira bem (2x)
Eu tenho eu tenho sim eu tenho o COLETIVO que gosta de mim (2x)

Peneirei fubá e o fubá subiu...
(JESUS, COLETIVO, COLEGIADO, RECID, ACRANE, MPA, MST, SINDICATOS, ASSOCIAÇÕES, IGREJAS,ONGs...)

16- CAMINHANDO E CANTANDO:
Caminhando e cantando e seguindo a canção, somos todos iguais braços dados ou não. Nas escolas, nas ruas, campos, construções, Caminhando e cantado e seguindo a canção,
Vem, vamos embora que esperar não é saber. Quem sabe faz a hora, não espera acontecer, (2x)
Pelos campos a fome em grandes plantações. Pelas ruas marchando indecisos cordões, ainda fazem da flor seu mais forte refrão, e acreditam nas flores vencendo o canhão,
Vem, vamos embora que esperar...

Há soldados armados, amados ou não,
quase todos perdidos de armas na mão. Nos quartéis lhes ensinam uma antiga lição: De morrer pela pátria e viver sem razão.
Vem vamos embora que esperar...

Somos todos soldados, armados ou não, Caminhando e cantando e seguindo a canção. Somos todos iguais, braços dados ou não. Vem vamos embora...

Os amores na mente, as flores no chão,
a certeza na frente, a história na mão,
caminhando e cantando e seguindo a canção, aprendendo e ensinando uma nova lição. Vem vamos embora...                                                        
17- CORAÇÃO DE ESTUDANTE                    Quero falar de uma coisa,  adivinha onde ela anda, deve estar dentro do peito ou caminha pelo ar. Pode estar aqui do lado Bem mais perto que pensamos, a folha da juventude, é o nome certo desse amor
Já podaram seus momentos, desviaram seu destino, seu sorriso de menino, Quantas vezes se escondeu.
Mas renova-se a esperança, nova aurora, cada dia  há que se cuidar do broto Pra que a vida nos dê flor,  e fruto
Coração de estudante há que se cuidar da vida, há que se cuidar do mundo,
tomar conta da amizade.                  Alegria e muitos sonhos espalhados no caminho verdes, plantas e sentimentos, Folhas, coração, Juventude e fé.                           
18- BRASIL                                              -Não me convidaram pra esta festa pobre, que os homens armaram pra me convencer. Apagar sem ver, toda essa droga que já vem malhada, antes de eu nascer...
-Não me ofereceram Nem um cigarro
fiquei na porta estacionando os carros,
não me elegeram chefe de nada, o meu cartão de crédito é uma navalha...
Brasil! Mostra tua cara, Quero ver quem paga pra gente ficar assim. Brasil! Qual é o teu negócio? O nome do teu sócio?
confia em mim...
-Não me elegeram a garota d Fantástico não me subornaram, será que é o meu fim? Ver TV a cores na taba de um índio
programada prá só dizer, sim. Brasil...
Grande pátria Desimportante Em nenhum instante Eu vou te trair,
Não, não vou te trair...                       
19- TU VENS                                               Na bruma leve das paixões que vem de dentro, tu vem chegando prá brincar no meu quintal no teu cavalo, peito nu
cabelo ao vento e o sol parando
nossas roupas no varal (2x)                  Tu vens, Tu vens, Eu ja escuto os teus sinais. (2x)
                                                                A voz do anjo Sussurou no meu ouvido
eu não duvido Já escuto os teus sinais
que tu virias numa manhã de domingo
eu te anuncio nos sinos das catedrais...     Tu vens, tu vens eu ja escuto os teus sinais. (2x) Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! Ah! (4x)      

20. AI QUE SAUDADE D'OCÊ                          - Não se admire se um dia, um beija flor invadir, a porta da tua casa, te der um beijo e partir, foi eu que mandei um beijo
que é pra matar meu desejo, faz tempo que não te vejo, ai que saudade d'ocê
- Se um dia ocê se lembrar, escreva uma carta pra mim, bote logo no correio com a frase dizendo assim: Faz tempo que não te vejo, quero matar o meu desejo, te mando um monte de beijo. Ai que saudade sem fim.

- E se quiser recordar aquele nosso namoro, quando eu ia viajar você caía no choro. Eu ia chorando pela estrada mais o que que eu posso fazer.Trabalhar é minha sina. Eu gosto mesmo é d'ocê.
                                                                  -Não se admire se um dia, um beija flor...
“Não vou sair do campo pra poder ir pra escola, educação no campo é direito e não esmola”
“Juventude que ousa lutar, constrói o poder popular”

Nenhum comentário:

Postar um comentário