quarta-feira, 29 de junho de 2011

UFS EM TERRAS SERTANEJAS: UM SONHO QUE SE PROLONGA

UFS - Universidade Federal de Sergipe em Terras Sertanejas: Um sonho que se prolonga!

 O Território do Alto Sertão Sergipano é o maior em dimensão territorial de Sergipe, ocupa 23% de toda superfície do estado. Segundo dados oficiais do IBGE, sua população é de 137.926 habitantes. Tem o menor índice de desenvolvimento humano do estado (0.575). É ainda o território que possui o 2º maior PIB (Produto Interno Bruto) do estado que corresponde a 11%. Este território é possuidor do maior rebanho bovino, sendo responsável por 46% da produção de leite do estado. Aqui se encontra a 2º maior produção de milho e feijão do estado. O Território possui ainda um grandioso e diversificado acervo cultural e turísticos.
           Há no Alto Sertão Sergipano uma forte atuação de sujeitos sociais: existência de comunidades quilombolas e indígena; grupos produtivos de mulheres; agricultura camponesa; atuação do coletivo de juventude do campo e da cidade; forte presença organizações e movimentos sociais; grupos culturais; Colegiado Territorial consolidado.
           É neste chão e neste contexto que nasce em 2003 a luta pela implantação imediata do campus da UFS que se fundamenta neste contexto, na realidade do sertão e na necessidade de cada vez mais assegurarmos o direito ao acesso a uma educação publica e de qualidade, baseada no ensino, na pesquisa e na extensão, que objetive o  desenvolvimento local na perspectiva cultural, política, social, ambiental e econômica.
            Para nós, olhar a juventude do Alto Sertão Sergipano é também olhar para os desafios e sonhos que estão presentes na história e na vida do povo sergipano. Assim como em outras regiões o alto sertão sergipano possui diversas características que o diferencia dos demais territórios. Fatores como a escassez de chuvas, a falta da efetivação de políticas públicas e a desigualdade social, apresentam-se como desafios que condenam à juventude a ociosidade, ao subemprego e a não continuidade dos estudos. Poucos ainda conseguem se deslocar para a capital para continuar os estudos, porem com alto custo de sacrifício, principalmente financeiro por parte de suas famílias. Agregado a este, diversos outros, entre eles o distanciamento de suas origens.
            É este contexto que faz com que o território do Alto Sertão (seus sujeitos sociais) se mobilizassem mais uma vez lutando pela implantação imediata de um campus da UNIVERSIDADE FEDERAL DE SERGIPE em terras sertanejas tendo em vista que a mesmo vai contribuir significativamente para seu o desenvolvimento. Apesar do Sertão está incluído no projeto de expansão da Universidade, este ainda não nos contemplou, assim percebemos a necessidade de reforçar a nossa luta, por isso muitos momentos foram realizados: abaixo assinados; ato na UFS/São Cristovão; audiências publica, inclusive com Assembléia Legislativa; entre outros, logos processos de sensibilização e de debates sobre esta luta com a juventude do Sertão.   
     Assim, buscamos dar continuidade ao processo de luta, para tanto, estamos mobilizados para realizar uma Grande Marcha no dia 11 de Agosto no Sertão em Poço Redondo saída do Assentamento Queimada Grande com destino a cidade de Poço Redondo.Marcha está que representará nossa reividicação pela UFS NO SERTÃO JÁ Convidamos você a se somar nessa luta! Participe da Marcha

Nenhum comentário:

Postar um comentário